quarta-feira, 10 de junho de 2009

Últimos Relatos

RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS JUNTO AOS ÚLTIMOS ENCONTROS DO GESTAR II – TURVO,SC.


DATA: 18 de maio de 2009

Orientação coletiva para elaboração de Projeto
Unidade 11 – Tipos textuais
Seção 1: Sequências tipológicas: descrição e narração
Explanação: um texto narrativo e um texto descritivo – Leitura de exemplos. Apresentou-se um retro-projetor com o texto “Conto de Natal” – relato sobre o autor e obras. Sem seguida dividiu-se a classe em grupos de três pessoas com o objetivo de fazerem a interpretação e identificação do tipo textual predominante.
Um aluno evangélico fez a leitura de um trecho bíblico efetuando referência à leitura. Relacionou-se também às atividades da aula anterior. Após as respostas de questões, reescreveu-se, em forma descritiva, a notícia da revista Isto é, que tinha por título “A barata saiu caro”. Trocando idéias foram montando interessantes textos. (atividades aplicadas de 5ª à 8ª série)







Seção 2: Sequências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo
Explanações sobre os tipos injuntivo ou instrucional e preditivo. Produção dos mais diversos tipos de textos; com exposições em cartazes de propagandas, horóscopos, manuais de instrução, livros de auto-ajuda etc.
(Alunos envolvidos – 7ª e 8ª série).












Seção 3: Sequências tipológicas: o tipo dissertativo
Após explicações do conteúdo, realizou-se as mais diversas atividades de produção textual como redações dissertativas e produções de cartazes com referência às datas comemorativas. (Atividades aplicadas de 5ª à 8ª série)



DATA: 1º de Junho de 2009

Orientação coletiva para elaboração de projeto
Unidade 12 – Inter-relação entre gêneros e tipos textuais
Seção 1:Gêneros textuais e sequências tipológicas
Atividades desenvolvidas nas 7ªs e 8ªs séries com o objetivo de caracterizar as sequências tipológicas expositivas e argumentativas com dois aspectos do tipo dissertativo. Busca da coerência e coesão.
Aulas expositivas, uso de lâminas, produção de pequenas crônicas.

Seção 2 e seção 3: Sequências tipológicas em gêneros textuais e intertextualidade (divisão de seções em três grupos de cursistas)
Identificação das diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico: relações de gêneros textuais e competência sociocomunicativa. Identificação de características que levem a classificação de um gênero textual.


As atividades realizaram-se com pesquisas nas mais diferentes fontes, debates, anotações.
Os alunos efetuaram as atividades através de teatros (texto dramático), elaboração de cartazes, pinturas, confecções de panfletos, convites, etc.



OBS: Os relatos em questão estão sintetizados, já que a apresentação de todo trabalho dar-se-á na segunda etapa de formação dos profissionais