segunda-feira, 20 de abril de 2009

memorial reflexivo

Segue abaixo,

MEMORIAL REFLEXIVO

Quando eu era pequenina
Mamãe não acreditava
Que eu pudesse ser professora
Pois paciência me faltava

Para ensinar meus sobrinhos
Comparava-me às quatro irmãs
Dizia que as manas sim
É que tinham muitos fãs

E eu prometi pra ela
Que mostraria a essa gente
Pros alunos de verdade
Seria a professora excelente!

Então comecei nesse ano
Substituir a falecida Lídia
Que era a irmã mais velha
E eu já estava na mídia

Lá pros idos de oitenta
É que recebi o canudo
Formatura de Ensino Médio
De professora e tudo!

Ingressando na Faculdade
Convidaram-me a começar
Em Criciúma na Scam
Pros carentes lecionar

Foi rápido que tomei gosto
Pelos nossos Querubins,
Dei aula na Agrimensura
Quando meu curso chega ao fim.


Após formar-me em letras
Já vem com satisfação
Um desafio em Gurupi
E dispara o coração!

Desembarquei às sete horas
Lembro-me era início de março
E, à tarde, não conhecendo ninguém
Iniciei lá no Paulo de Tarso

Durante esse mesmo mês
Deparei-me com o Positivo
E o Pastor não exitou
Quarenta aulas em seu arquivo!

Passados dois anos de glória
A Fundação Bradesco me fascina
Na ilha do Bananal
Encontrei lá uma mina.

Entre índios, brancos e negros
Pra que discriminação, minha gente?
Todos temos qualidades
O que passa em nossa mente?

Em Goiânia nos anos noventa
A muitos também lecionei
Em grandes empresas agrícolas
Aprendi enquanto ensinei

Retorno a Turvo e um concurso
Traz-me ao estado de novo
Sob determinação e amor
Corre a educação do meu povo

Já faz mais de vinte anos
Que estou no João Colodel
É aqui que venho trabalhando
E recebendo o meu troféu

Em Língua Espanhola e Portuguesa
Tem luta nesta Unidade
E o que sempre importa mais
É trabalhar com lealdade.

Lá pros idos de novembro
Recebi uma proposta
De fazer um curso fora
Não é todo mundo que gosta

Aceitei logo o convite
Da nossa Administração
Quando a gente quer crescer
Na mais fina Educação

Não sabia bem como era
Falava-se em Gestar II
E a Márcia diz: a escola,
Aponta a professora Loy

Eu nunca desisto de nada
Pensei durante o recesso
Que a mudança é necessária
Aspiramos ao progresso

Em Treze Tílias então
Com o maior calor do ano
Mas o que encontrei mesmo
Foi forte calor humano!

A equipe de primeira
Regida por gata Andreia,
Abraçou a causa com garra
Você não faz nem idéia!

Comecei a apaixonar-me
Pelo curso de Formação
E de segunda a segunda
Não largo mais dele não

São tantos livros lá em casa
Que a secretária reclama:
_ Quando eu guardo tudo a senhora
Os traz pra cima da cama!

Se estou com mil tarefas?
Leio até de madrugada!
Buscando o conhecimento
O curso deixou-me encantada!

Tenho certeza de que o tempo
Haverá de confirmar
No Brasil daqui pra frente
Melhora a Aprendizagem Escolar!




BEIJÃO!


LOY/2009.

Um comentário:

  1. Adorei os teus versos, bem elaborados e com rimas,apresentaste a tua tragetória profissional.

    ResponderExcluir