DATA: 18 de maio de 2009

Orientação coletiva para elaboração de Projeto
Unidade 11 – Tipos textuais
Seção 1: Sequências tipológicas: descrição e narração
Explanação: um texto narrativo e um texto descritivo – Leitura de exemplos. Apresentou-se um retro-projetor com o texto “Conto de Natal” – relato sobre o autor e obras. Sem seguida dividiu-se a classe em grupos de três pessoas com o objetivo de fazerem a interpretação e identificação do tipo textual predominante.
Um aluno evangélico fez a leitura de um trecho bíblico efetuando referência à leitura. Relacionou-se também às atividades da aula anterior. Após as respostas de questões, reescreveu-se, em forma descritiva, a notícia da revista Isto é, que tinha por título “A barata saiu caro”. Trocando idéias foram montando interessantes textos. (atividades aplicadas de 5ª à 8ª série)
Seção 2: Sequências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo
Explanações sobre os tipos injuntivo ou instrucional e preditivo. Produção dos mais diversos tipos de textos; com exposições em cartazes de propagandas, horóscopos, manuais de instrução, livros de auto-ajuda etc.
(Alunos envolvidos – 7ª e 8ª série).
Seção 3: Sequências tipológicas: o tipo dissertativo
Após explicações do conteúdo, realizou-se as mais diversas atividades de produção textual como redações dissertativas e produções de cartazes com referência às datas comemorativas. (Atividades aplicadas de 5ª à 8ª série)


DATA: 1º de Junho de 2009
Orientação coletiva para elaboração de projeto
Unidade 12 – Inter-relação entre gêneros e tipos textuais
Seção 1:Gêneros textuais e sequências tipológicas
Atividades desenvolvidas nas 7ªs e 8ªs séries com o objetivo de caracterizar as sequências tipológicas expositivas e argumentativas com dois aspectos do tipo dissertativo. Busca da coerência e coesão.
Aulas expositivas, uso de lâminas, produção de pequenas crônicas.
Seção 2 e seção 3: Sequências tipológicas em gêneros textuais e intertextualidade (divisão de seções em três grupos de cursistas)
Identificação das diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico: relações de gêneros textuais e competência sociocomunicativa. Identificação de características que levem a classificação de um gênero textual.
As atividades realizaram-se com pesquisas nas mais diferentes fontes, debates, anotações.
Os alunos efetuaram as atividades através de teatros (texto dramático), elaboração de cartazes, pinturas, confecções de panfletos, convites, etc.
OBS: Os relatos em questão estão sintetizados, já que a apresentação de todo trabalho dar-se-á na segunda etapa de formação dos profissionais
Como vai profa. Loy!!! Passando para uma rápida visita de apreciação do blog.
ResponderExcluirParabéns pela organização!!! Fico feliz em ver tantos relatos.
Carinhoso abraço,
Profa. Andreia
Formadora - UnB
Ivonete, parabéns pelo êxito dos seus trabalhos. Bj;
ResponderExcluir