sexta-feira, 18 de setembro de 2009

relatório ref. 23 e 24

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Municipal/Estadual: Loenir Fascin
Estado: SC Município: TURVO
Nº de cursistas: 12
Mês de referência: Setembro/2009

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – GESTAR II

Conforme solicitado, repassaremos as últimas atividades desenvolvidas junto ao Projeto Gestar II:

ATIVIDADES 23 e 24 TP6


14/09/09

Primeiro momento: Mensagens envolvendo o tema Inclusão.
Todos opinaram sobre o assunto proposto
Em seguida, formou-se grupos para leitura e execução das atividades do TP 6 – Un. 23 e 24.
Os cursistas se manifestaram frente aos textos apresentados.
O grupo partiu do princípio de que deveria deixar claro, aos educandos, que seria necessário identificar os elementos para o desenvolvimento da etapa de edição, mostrando os passos e ações necessárias ao processo de revisão.
Digitamos e fotocopiamos muitos trechos para trabalhos dos alunos, a fim de que reconhecessem diferentes textos literários.
Nessa mesma data, a cursista Edneia Olivo expôs o seu projeto sobre leitura e produção de textos de seus alunos e o formador esboçou mais informações para a elaboração dos projetos a eles designados.
Após o intervalo para o lanche, retornamos às atividades, relatando os trabalhos aplicados em cada Unidade Escolar.
Em data show, finalizamos a tarde com uma belíssima mensagem dentro do processo da Educação.






21/09/09


Duas cursistas trouxeram as mensagens do dia. Tema: Amizade e, em seguida deixamos livre a palavra, para eventuais comentários. Todos participaram ativamente.
Na sequência as cursistas relataram suas experiências quando da aplicação das Unidades 23 e 24 do TP 6 com os objetivos: 1) Observar os tipos de leituras escolhidas pelos educandos: 2) Conhecer os critérios da seletiva de obras para os adolescentes: 3) Despertar o gosto pela leitura e perceber o prazer da leitura e seu valor.

Segundo proposta inicial, os professores registraram que: disponibilizaram várias obras dos mais diferentes autores e estilos aos seus alunos.
Assim, fotocopiaram as atividades sugeridas pelos AAA 6 (versão do aluno) –Espaço da poesia-. Os educandos leram os textos poéticos e, seguindo o modelo de Roseana Murray, em “Avó” apresentaram suas fotografias produzindo autobiografias.
Muitos textos foram produzidos após leitura dos apresentados pelos profissionais, como por exemplo: “ A providência Divina”.
Os alunos responderam aos questionamentos sugeridos junto ao AAA 6 (versão do aluno) e, aproveitando os planos sugeridos pelo Governo do Estado de Santa Catarina (Etnias, Cidadania e reaproveitamento do lixo), leram muitas obras, redigiram, desenharam, confeccionaram gibis e folders dentro dos assuntos abordados.
As experiências apresentadas pelos presentes confirmaram o sucesso obtido nas aplicações das referidas Unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário